sábado, 20 de dezembro de 2008

O que são compulsões?

Segundo o doutor Geraldo Ballone, as compulsões são comportamentos compulsivos ou aditivos, hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e / ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automaticamente. Diz-se que esses comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que têm de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não se adaptam ao bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social.

Eles se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma freqüente e excessiva. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo, mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo. Mesmo assim, a gratificação inicial (o reforço positivo) permanece mais forte, levando a repetição.

Contudo, mesmo que os especialistas e os dicionários digam que as compulsões são negativas e prejudiciais à saúde, não existe ser humano (que esteja vivo) que não tenha alguma compulsão, seja ela grande ou pequena, seja ela perceptível ou secreta.

As compulsões são os pequenos defeitinhos de todos seres humanos imperfeitos, feitos à não-imagem e semelhança de Deus (que dizem que é perfeito) e se defendem de seus fantasmas e angústias por meio de suas compulsões.

Ainda bem que temos compulsões, vícios e defeitos, por que o mundo seria muito chato se fosse perfeito.
Por Beltrana Ego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos tudo!