terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Compulsividade pela tolerância



Oi pessoal!!!!!!!!!!!!!


Estava de férias. Por isso sumi.

Mas acho que a compulsividade pela conversa, aquela coisa de contar para alguém algo que acontece e receber uma resposta positiva, como um sinal de que não está sozinha no mundo bateu e voltei para deixar um pequeno comentário.


Então, isto às vezes faz falta.


A questão é a seguinte...
Existem coisas que sinceramente me tiram do sério (e espero que mais pessoas compartam a mesma opinião a respeito) que é o extremo preconceito pelo que não se conhece, característico de pessoas que acreditam dispor da verdade absoluta do mundo, no qual o mundo funciona segundo sua cabecinha limitada.



Vou citar alguns exemplos entre grandes "ASPAS" para que ninguém pense que é minha opinião...

1 - Piadinhas machistas sobre o papel da mulher na sociedade:
Ex: "Você não pode ficar sem ter um filho, não é NORMAL que uma mulher que não queira ter um filho".


2 - "Isso é programa ou coisa de homem" (este é um dos piores) - segundo estas pessoas que acreditam que o mundo funciona como sua pequena e limitada opinião, encontram-se os segundos itens:

2.1 - Divertir-se (este passatempo deve ser exlcusivamente masculino);

2.2 - Ter quantos namorados(as) quantos tenha vontade;

2.3 - Sair com os amigos(as) para festinhas e deixar seu companheiro(a) esperando em casa.


Estas são algumas das pérolas que ouvimos de pessoas não necessariamente "ignorantes" ou "sem escolaridade", mas de toda sorte de classe social, inclusive de pessoas que teoricamente deveriam ser educadas socialmente, uma vez que gastaram grande parte do orçamento da família com colégios particulares e faculdades privadas.

Existem comentários, na minha opinião, que soam como grandes e perigosos absurdos como por exemplo:


"Uma maníaco que estupra uma garota de classe média é um psicopata, mas uma pessoa que faz sexo com um indígena ou uma criança pobre em qualquer lugar do mundo em troca de comida ou de umas moedinhas dadas aos pais não é um psicopata (porque o sujeito está colocando comida na mesa desta pobre gente "miserável e ignorante"), na verdade é uma pessoa boa e caridosa, porque ajuda ao próximo" (?????????????????).

Bom, existem também os absurdos comentários a respeito de pessoas de etnias diferentes:


"Nossa, as pessoas negras vivem assim?"

"Que engraçado que é sua pele e as feições de seu rosto"

"As mulheres negras são mais fogosas na cama devido a cor da pele"


" Os homens negros são mais viris, tá no sangue"


Não podemos nos esquecer das diferenças e intolerâncias em relação aos diversos povos e nacionalidades. Pequenas coisas que magoam demais quem escuta e não tem nenhuma importância para a pessoa que emite a opinião, uma vez que para ela é extremamente normal, praticamente senso comum...

"As brasileiras são mais abertas" (ou seja = garotas fáceis, vagabundas e coisas neste sentido)


Desculpem o desabafo, mas em pleno século 21 o homem já conquistou o espaço, conhece os segredos do DNA, tem uma tecnologia fantástica em todos os campos, e ainda nos deparamos a cada esquina com este tipo de comentário grosseiro e preconceituoso.

Muitas pessoas estã retornando aos tempos das bruxas, onde ao diferente era destinada a fogueira. Hoje, as palavras ferem como a ponta de uma lança afiada, com a incompreensão de pessoas mesquinhas e limitadas socialmente e intelectualmente (na minha singela opinião), que muitas vezes têm uma cultura vazia e inferior, que não chega aos pés do conhecimento da pessoa a qual critica e menospreza.


Até quando a intolerância ao diferente, a falta de respeito ao próximo vai reinar em nosso mundo hi-tech?

Será que nunca conseguiremos conviver uns com os outros de forma respeitosa, compartilhando nossas diferentes experiências?


Buscarei ser politicamente correta até fim de minha vida - pelo menos este é meu plano -, principalmente porque quero ser tratada por todas as pessoas da melhor forma possível e acredito na máxima que diz:


VOCÊ DEVE TRATAR AS PESSOAS



COMO DESEJA SER TRATADO!!!!!!



Esta é a única forma do homem preservar sua espécie e não matar um ao outro por não compartilhar a mesma visão de mundo.



P.S: Os comentários entre " " foram pronunciados por pessoas de diferentes sexos, idades e nacionalidades, todos eles colocados de forma destacada para deixar bem claro que não é uma opinião compartilhada pela autora deste texto, pelo contrário, são ações repudiadas, uma vez que são grosseiras e preconceituosas.

Beltrana Ego

2 comentários:

  1. Minha Opinião:
    Somos no total mais de 6 bilhões de pessoas e não existe uma pessoa igual a outra, somos individualmente todos diferentes.

    Nem a Filha geneticamente gerada da Mãe é igual a Mãe que a gerou, sempre multiplicamos e sempre somos diferentes.

    Isso mostra que o mundo vai experimentar todas as combinações "sensatas" e "bizarras" possíveis de pensamento, opinião, trabalho, cor, raça, tradições,...

    Já temos troca de papeis, trocas de tradições e funções, Homens afeminados e Mulheres masculinizadas, é apenas uma das combinações possíveis e livres da sociedade.

    Sou altamente Hi-Tec para tecnologia, ciência, produção, informação e civilização.

    Mas sou extremamente tradicionalista com questões familiares, homem, mulher, respeito pais e filhos, avós, celebrações, reuniões familiares, matrimonio, namoro.

    Continuo com a opinião que: O Homem produz, batalha e ganha dinheiro para família e a Mulher cuida da família, gera, filhos, educa, amamenta, cuida do alimento e organização da família.

    Na minha opinião o mundo era mais feliz assim.

    Não generalizando, mas vejo hoje muitas separações, mães solteiras, filhos que só vêem a Mãe chegar do trabalho quando já estavam dormindo, relações precárias e superficiais, homens que não tem o papel de homens.

    O fundamento comercial disso é o “individualismo financeiro coletivo” (tudo por dinheiro) , ou melhor, a liberdade e independência de algo.

    Hoje nem pai nem Mãe tem tempo para acompanhar a evolução dos filhos, quem são as companhias dos filhos, o que estão aprontando pela rua, risco de drogas e disciplina familiar.

    Hoje confundi-se educação Acadêmica com Educação familiar, a função da escola é a educação acadêmica, filhos indisciplinados e mal educados é função e obrigação da família que foi gerada.

    O Núcleo da sociedade não é o dinheiro ou trabalho, mas a família, um dia alguém acorda pra isso na pratica.

    Isso é Moderno e liberal, pra questões familiares continuo sendo tradicionalista e respeitando as tradições e bons costumes.

    Trabalho com alta tecnologia, engenharia, sistemas avançados de informação, desenvolvimento de produtos e comportamentos, gerenciamento de empresas e pessoas.


    Com isso posso garantir que estamos produzindo muitos lixos para poluir a mente das pessoas "em busca do lucro, muito capital e falsa liberdade generalizada"

    Somos 6 bilhões de pessoas todas diferentes umas da outras, o que precisamos ter e aprender apenas é respeitar essas diferenças e opiniões, sem imposição de padrões ou verdades absolutas.

    Mudança de mentalidade é um processo muito lento classicamente, é uma osmose social sistemática, onde um ciclo completo de mudança leva décadas até amadurecer.

    Algumas mudanças de pensamento coletivo não veremos na nossa geração, só na imaginação.

    Será que a busca é mudar por mudar apenas, ou mudar tudo e reinventar tudo de novo.

    Ou seja, deletar e apagar 100% da nossa identidade, cultura e tradições, e reinventar uma nova filosofia 100% diferente de fazer tudo e todos.

    Ou apenas manter o que já funciona e mudar apenas o que não esta funcionando bem ou prejudicando, ou seja, uma operação cirúrgica apenas no que realmente importa mudar.

    Se não devêssemos ser 6 Bilhões de pessoas totalmente diferentes, Deus criaria Adão e Eva exatamente iguais, com funções iguais, corpos iguais e aparelhos reprodutivos iguais, sem distinção de macho ou fêmea, por exemplo seriamos realmente iguais em força e beleza.

    Só que nitidamente, fomos criados para sermos apenas complementares uns aos outros, não iguais

    ResponderExcluir
  2. CONTINUANDO...

    Por mais que tentamos, ter nosso próprios filhos iguais, com a mesma esposa, não sairão iguais, nem com mesmos hábitos, profissões, temperamento e escolhas.

    E impomos a eles, porque você não é igual...? Porque você não faz isso igual assim....? Porque você não se comporta assim...?

    Aos ignorantes, basta apenas ignorá-los ou tentar convencê-los com argumentos ou dando o exemplo, mas no final cada um tem o direito de formar a sua própria opinião sem coação ou constrangimento.

    Ser ignorante ou preconceituoso por desconhecimento é uma opção de escolha, deixar de ser também é uma opção.

    O importante é o respeito as diferenças, ou seja, uma opinião contraria a sua opinião não pode te tirar do salto, desequilibrar, ofender-se, guerrear para, ressentir-se, decepcionar-se ou desmotivar-se, é apenas uma opinião diferente e um comportamento diferente do seu, mesmo que seja uma mentalidade atrasada.

    Combata o Mal com Bem, a incompreensão com a compreensão, a vingança com a ajuda, a ofensa com o elogio, a hipocrisia com o bom exemplo, a ignorância com humildade e gentileza, a violência com a não violência, a raiva com a misericórdia, o ódio com o amor, o desequilíbrio com o equilíbrio, o confusão e perturbação com a paz, a falta de respeito com respeito, o mal exemplo com o bom exemplo.

    To treinando isso diariamente, pois não vejo outro caminho, é uma luta interior constante e permanente, com melhoras gradativas, mas melhoras solidas, pois pra mim, isso é a única solução.

    Na minha opinião.

    ResponderExcluir

Conte-nos tudo!