quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Era dos Extremos II - Trote



Quero falar um pouco a respeito do trote violento, tema que chamou a atenção no começo deste mêse que sempre retorno com o começo das aulas nas Faculdades, públicas e privadas e que agora parece ter uma certa reação por parte dos estudantes agredidos!!!!!!!!


Dois episódios, em particular chamaram a atenção desta vez.

Dois estudantes, que acabavam de entrar na universidade - sonho de vários estudantes e orgulho de pais dedicados - foram jogados em um pesadelo com sérias consequências.

O estudante Bruno César Ferreira de 21 anos, entrou em coma alcoólico devido a recepção de seus veteranos da faculdade de Medicina Veterinária e a estudante Priscila Vieira Rezende Muniz de que tem 18 anos e está grávida, sofreu queimaduras depois que lhe jogaram uma mistura de gasolina e creolina. Os dois fatos ocorreram em atividades promovidas por estudantes veteranos.


Estes dois episódios demonstram a falta de respeito pelo outro e a banalização da violência...


Mas por que acontece este tipo de coisa?

Os pais ficam completamente desesperados e não conseguem entender como este tipo de comportamento pode ser possível.

Mas não são somente estes comportamentos extremos que devem ser denunciados.

Muitos vezes as pessoas só tomam conhecimento deste tipo de barbárie quando chega em um nível extremado, mas este ritual de iniciação à universidade tem vários desdobramentos que comportam uma carga enorme de violência simbólica e pressão por parte de outros estudantes.


Vou comentar alguns destes casos, que demonstram que este tipo de violência tem vários níveis e envolve vários fatores.


Por sorte entrei em um curso da área de ciências humanas que repudiava o trote e os veteranos criaram outras formas de recepção, como palestras, filmes, visitas a biblioteca.....


Contudo, conhecia pessoas de outros cursos que relatavam coisas impressionantes!!!!!!


Dizem que os calouros, chamados carinhosamente de BICHOS, têm que OBEDECER seus veteranos, caso contrário, pode sofrer com a indiferença e não aceitação de demais colegas de curso.


Alguns alvos são cobiçadissimos, como os garotos de cabelo comprido, geralmente os veteranos brigam para cortar lindas madeixas cultivadas por anos...

Um amigo, que tinha o cabelo longo, em sua recepção teve que saltar do segundo piso do prédio onde ia estudar e depois conseguiu negociar com seus veteranos uma caixa de cerveja por semana (durante alguns meses) para manter sua cabeleira.


Em lugares onde existe muitas repúblicas, a situação pode se complicar um pouco e fazer com que o BICHO tenha que desfilar por toda a cidade durante determinado período com a tampa do vaso sanitário em seu pescoço e buscar pão fresco para seus veteranos na padaria mais distante da cidade......


Existe também o trote praticado por alguns estudantes de medicina veterinária, no qual os BICHOS são jogados em um grande tanque de bosta de vaca fresca. Depois são amarrados com uma corda e colcodados em fila sobre a linha de trem da cidade. Em uma destas ocasiões, um estudante foi colocado em cima de um formigueiro, o que lhe causou uma reação alérgica que o levou ao hospital.


Bom, este tipo de trote é levado na esportiva por algumas pessoas (eu particularmente acho um absurdo)


Contudo, também existem alguns BICHOS que gostam do ritual de iniciação da galera!!!!!!!


Infelizmente em minha Universidade havia um ritual de entrada que se chama Miss Joinha. Todo ano os estudantes de medicina davam este título ao BICHO que fizesse a coisa mais absurda, superando o calouro do ano interior.

Nas várias etapas desta competição estudantes tiraram a roupa, se martubaram, fizeram xixi e defecaram em público, diante dos "juízes".


Meu único medo é que alguma dia que esteja doente seja atendida por algum Miss Joinha!!!!!!



O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS PESSOAS HEIM??



O que deveria ser uma festa de comemoração de uma nova etapa na vida destas pessoas transforma-se em um show de horrores sem limites!!!!!


Tomara que mais estudantes como Bruno e Priscila denunciem a violência com a qual são recebidos por alguns estudantes e não aceitem qualquer tipo de ritual que atente contra seu corpo ou que promova qualquer forma contrangimento.



A seguir deixo o endereço de uma reportagem da folha on line que traz uma lista de trotes violentos que ocorrerem nos últimos anos.





Beltrana Ego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos tudo!