terça-feira, 31 de maio de 2011

COTIDIANO

Cotidiano
Chico Buarque

Composição : Chico Buarque


Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar

E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;

Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,

Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor

E me aperta pr'eu quase sufocar

E me morde com a boca de pavor.


Ontem trabalhei com a música Cotidiano, do Chico Buarque. Sempre me emociono com a perfeição e a delicadeza desta música e por fim minha aula de português se torna uma discussão sobre hábitos, costumes e principalmente sobre o amor.

Meus alunos começam tímidos, querendo saber o significado das palavras, mas a partir do momento em que vão se familiarizando com música percebem aspectos que estão presentes também em suas vidas.



Gosto de interpretar músicas a partir de minha experência de vida e lembro de um grande amigo, que é artista plástico e que dizia: "...a arte é o que entendemos dela. Ela só vai nos chamar a atenção a partir do momento em que nos tocar de alguma forma, quando nos provocar diferentes sensações que não devem ser necessariamente agradáveis". Neste caso sim é muito agradável, porque quase sempre surge um sentimento de identificação e reconhecimento de uma pessoa querida.



O amor incondicional desta mulher nos toca e também sufoca e ninguém assume que algum dia já fez alguma destas coisas, mas na verdade todos nós carregamos um ou outro dos seus rasgos. Como se esta mulher fosse a personificação do amor, da dedicação das nossas mães, avós, de algum namorado ou namorada que nos perseguia em nossa adolescência. Enfim, também de alguma forma é bom saber que somos amados incondicionalmente. Somente não assumimos tal sentimento.



A dramaticidade desta música chama muito a atenção e é simpático como ele descreve seu cotidiano como monótono, massacrante mas também como inevitável, com o qual devemos aprender a lidar.


Na música, existem vários elementos sufocantes, como os beijos de vários sabores que marcam os diferentes momentos do dia assim como, pelo menos na minha opinião, seu ritmo, que tira o fôlego. Faça o teste. Tente acompanhar esta música e depois me conte a experiência.


É super interessante a medida que cantamos vamos perdendo ar, porque ela é muito rápida e continua nos momentos que deveriam haver pausas.



Gosto muito desta música principalmente porque me ajuda a pensar em várias coisas do cotidiano e mostra-me que não adianta querer lutar com o massacrante dia a dia, devemos aprender a viver da melhor forma possível e dar valor nas pequenas coisas, valorizando a pessoa que está ao nosso lado e tentando entender sua maneira de ser e seu amor.



Cada um ama de uma maneira diferente.



POSTADO POR BELTRANA EGO

Um comentário:

  1. A-MO esta canção do Chico. E sinto esse mesmo sufoco que você descreveu. Eu o vejo principalmente na passagem do tempo: como o dia é longo, muito longo, muito abarrotado; mas a noite, a noite não! A noite passa como que num piscar de olhos e o eterno retorno dá o tom do drama que se desenrola cotidianamente: todo dia, todo dia ela faz tudo sempre igual, tudo... sempre... igual...

    ResponderExcluir

Conte-nos tudo!